Monday, January 18, 2010

Portuguese: a tremendous heritage

Não há dúvida sobre a importância da comnicação ;Embora os nossos computadores sejam mais rápidos e os softwares sejam mais eficientes do que nunca, não poderemos nunca sobrestimar o poder de uma língua, não só enquanto informação objetiva, mas também enquanto percepção emocional; Como eu dizia anteriormente, um computador pode de facto fazer este "trabalho" por nós (tradutores e leitores digitais) mas naturalmente sem o mesmo resultado; Eu admiro-me que 204 milhões de almas falem a mesma língua e que provavelmente consigam transmitir as mesmas emoções pela sua língua que é a 6ª língua mais falada no mundo; Mas enquanto língua estrangeira estamos longe do francês e inglês; Naturalmente que o Brasil tem aqui um papel decisivo do futuro da mesma! (94% da população mundial que fala português é do Brasil!) As equipes multidisciplinares (cultural, o esporte, cientifico, o negócio, ong etc.) devem estar coordenadas para estender e realçar esta herança. Quanto à beleza da própria língua (a pergunta seria: a minha língua é sexy?), bem penso que sempre dependerá do emissor da mensagem, do seu tom, variáveis ligadas e que referencias emocionais temos de tal língua. Portanto eu poderia ouvir uma lingua como o Farsi/Persian e gostar.Independentemente de tudo, isto será como o consumo: quanto mais compramos de um determinado país, mais obrigados seremos a absorver a sua cultura e inevitavelmente a sua lingua.
There's no doubt about the importance of comunication;
Although our computers are faster and software aplications are more eficient than never
one can never understimate the power of a language, in order to get not only objective
information, but also emotional perception; As i was saying before a computer can actually
do this job for us (translators and digital readers) but of course we can't get the same result;
I was wondering that 204 Million souls speak the same language and most likely that can transmit same emotions through their language as the 6th spoken language in ther world;
But as a foreing language we are far away from French and English; Of course Brasil
has here a tremendous role for the future! Multidisciplinary teams (cultural, sport, cientific, business, ong etc) should be arranged in order to spread and enhance this heritage.
As for the beauty of the language itself (the question would be is my language sexy?) , well i think it will always depend on the messenger tone and all the variables linked to, what emotive references do we have from it. So i could hear Farsi/Persian and like it anyway. Nevertheless this is like consumption: the more we buy from a certain country, more andatory will be its cultural influence hence its invitable language.



2 comments:

Max Coutinho said...

Ciao G!

Eu sempre digo que O Brasil é o grande disseminador da Língua Portuguesa (já que nós, Portugueses, fazemos um pobre trabalho a divulgá-la), não só pelo número de habitantes que a falam, mas porque eles fazem de tudo para espalhar esta bela língua pelo mundo inteiro (a presença de sites Brasileiros na web - sites úteis no que toca ao Português - excede a dos Portugueses).

A nossa língua é lindíssima. Só é pena que se a assassine diariamente (em Portugal já não se usa o condicional, o futuro composto é o preferido por ser o mais fácil, e o conjuntivo é uma tempo verbal esquecido - ou quando usado, é utilizado de forma errada).

Loved this post, G!

Cheers

Max Coutinho said...

Ah...esqueci de dizer algo:

Os tradutores electrónicos são a maior porcaria que eu já vi. Não os uso nem por nada.

Ciao